Incidente Aéreo em São Paulo Revela Desafios da Aviação Leve e Má Manutenção

Na manhã da última sexta-feira (7), um avião de pequeno porte caiu na Avenida Marquês de São Vicente, localizada na Zona Oeste da capital paulista. O trágico acidente resultou na morte do advogado Márcio Louzada Carpena e do piloto Gustavo Carneiro Medeiros. Outras dez pessoas, incluídas entre elas passageiros de um ônibus impactado pela queda, sofreram ferimentos diversos e receberam atendimento no local. As causas do acidente ainda estão sob investigação pelo Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos).

Panorama da Aviação Leve no Brasil
Dados do Cenipa indicam que dois em cada dez acidentes aéreos registrados no Brasil desde 2015 estão ligados a falhas ou mau funcionamento do motor da aeronave. Dos 1.580 acidentes documentados, 355 envolvem problemas no motor, refletindo a importância crítica de manutenção adequada.

-Acidentes Comuns: As principais causas além das falhas de motor incluem perda de controle em voo (303), excursão de pista (290), perda de controle no solo (153) e operação em baixa altitude (126).
-Fatores de Risco em Pequenas Aeronaves: Um estudo do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) revelou que, das 1.471 ocorrências nos últimos 10 anos envolvendo aviões de pequeno porte, 681 resultaram em vítimas fatais. Nestas categorias, as operações agrícolas, experimentais e de táxi aéreo são historicamente mais perigosas devido a menos regulação e defesas estruturais.

Fiscalização e Segurança
A responsabilidade pela fiscalização da manutenção de aeronaves cabe à Anac. Um dos principais pontos críticos levantados pelo sindicato é a necessidade de uma manutenção rigorosa e periódica, sustentada pela Inspeção Anual de Manutenção (IAM). A segurança na aviação leve exige atenção redobrada, incluindo melhor capacitação de pilotos e prática operacional.

A tragédia na Zona Oeste de São Paulo não só chamou atenção para as vulnerabilidades da aviação de pequeno porte, como também trouxe à tona a necessidade urgente de políticas mais robustas de segurança e fiscalização na manutenção.

Considerando este contexto, quais seriam as estratégias eficazes para aprimorar a segurança nos voos com aeronaves de pequeno porte?
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Fonte: g1.globo.com