Dia Internacional da Mulher! Aceito flores, abraços e sorrisos, isso não me faz alienada!

Alegrar-se com as homenagens não significa, necessariamente, que você  é uma mulher diletante e desinformada!
O fato de termos uma data escolhida como o dia Internacional da Mulher tem origem na luta contra a subjugação,  que, não só permitia, mas, principalmente, promovia, um tratamento violento e uma  “prisão” cruel contra as mulheres.
Denunciar os horrores, divulgar novas ideias e conquistar direitos que possam servir de ferramentas de transformação da sociedade com o objetivo de que reconheça a mulher como  um ser humano que deve ser respeitado e valorizado com justiça, este continua sendo o maior sentido deste dia!

Os motivos que originaram esse marco não foram todos atingidos, ainda há muito o que conquistar.
Mas, com o “andar da carruagem” muitas coisas mudaram, aí indagamos: hoje o que mais importa (para mim, para você, para os poderes instituídos, para quem quer que seja)?  O produto que movimenta a economia? As homenagens que destacam as características femininas, sejam aquelas fundamentadas na visão cristã (conservadora ou não), nos estudos filosóficos, socioculturais e demais ciências? O reconhecimento do resultado do trabalho das mulheres na (re)construção desse mundo?

Se permitir receber flores, presentes, abraços especiais, homenagens motivadoras, não significa que você nao sabe e/ou nao se importa com a luta por mudanças que promovam justiça e valorização da mulher.
As nuances manifestas neste dia 08 de março, especialmente as que cito acima, às quais me dou o direito de chamar de amenidades, estão aí, podem servir para sorrir, para argumentar que a luta continua, para provar que a luta já promoveu transformações positivas!!
É o pensamento de uma mulher cristã!

Ah, os conceitos, a ciência e a política, eu já os visitei e revisitei: sou bacharel em História e Direito, já fui militante política. Mas, essencialmente, fui uma criança que viveu os horrores da subjugação tão comum e “invisível” dentro dos lares, sou uma mulher que pôde usufruir das transformações positivas resultantes da luta das mulheres. Sou cristã, desde criancinha!
Viva o dia Internacional da Mulher!!

Kênia de Lima.