No dia 13 de janeiro de 2025, o vice-prefeito Altemar Lopes e o secretário de Educação, Carlos Pereira Júnior, lideraram uma equipe da Prefeitura de Rondonópolis em visitas a Várzea Grande e Cuiabá para explorar práticas inovadoras na educação de neurodivergentes. Acompanhados pela neuropsicóloga Erica Rezende, responsável pelo Projeto Autismo na Escola, e pela vereadora Kalynka Meirelles, a equipe visitou instituições de referência na área.
Em Várzea Grande, a Escola Municipal Apolônio Frutuoso da Silva foi o ponto de partida para observar práticas pedagógicas voltadas para crianças atípicas. Já em Cuiabá, o grupo conheceu o Centro de Reabilitação Dom Aquino Corrêa e o Centro Estadual de Educação Inclusiva, aprofundando-se em práticas de reabilitação e suporte a alunos com deficiência. A jornada se encerrou na Escola Estadual de Ensino Especial Livre Aprender, onde a equipe analisou a estrutura e metodologia de ensino especial.
O vice-prefeito destacou a importância das apresentações sobre inclusão, afirmando que o conhecimento adquirido será fundamental para o desenvolvimento de projetos em Rondonópolis. O secretário Carlos Pereira Júnior apontou que, atualmente, apenas 17 das 50 salas de recursos no município estão equipadas para acolher alunos neurodivergentes, mas a nova gestão planeja expandir essa capacidade.
A equipe retornou motivada a implementar um modelo inclusivo na cidade, garantindo que todos os alunos recebam a assistência necessária. “A equipe saiu animada ao ver que temos todos os meios para implantar esse modelo na nossa cidade”, afirmou Carlos Pereira Júnior.
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Foto: Feliphe Ventura
Fonte: rondonopolis.mt.gov.br