Quinta, 21 Outubro 2021

B Blog

Personalidades Negras Ganharão Estátuas - SP/SP

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Cinco personalidades negras ganharão estátuas na cidade de São Paulo: Confira os nomes

Após a polêmica com a estátua do Borba Gato, a Prefeitura de São Paulo anunciou que irá erguer cinco estátuas para homenagear personalidades negras.

Estão na lista, a escritora Carolina Maria de Jesus, o atleta olímpico Adhemar Ferreira da Silva, além de Deolinda Madre, Geraldo Filme e Itamar Assumpção, três figuras da música.

Conheço a história dessas pessoas, com algumas conversei pessoalmente e começo por Geraldo Filme, o Geraldão da Barra Funda, meu xará frequentador da Rádio Eldorado.

Compositor de sambas refinados de muita poesia nas letras, gravou seu único long-play pela Gravadora Eldorado e depois se tornou amigo da casa.

Em dezembro de 1994 nos ensinou informalmente durante uma de suas visitas à Rádio Eldorado, como se avalia um desfile de escola de samba para saber se ela foi bem ou mal na avenida. 

Durante as conversas explicou com funciona a evolução e a harmonia, além de outras dicas para saber se as alegorias e os carros alegóricos estão de acordo com o samba enredo, e outros detalhes que os jurados percebem.

Naquela época o nosso programa na emissora, São Paulo de Todos os Tempos, estava há poucos meses no ar.

Aproveitei para marcar uma entrevista em estúdio com ele para o início de janeiro, após os festejos do ano novo.

Não deu tempo, Geraldo Filme morreu em 5 de janeiro de 1995, de maneira inesperada, aos 67 anos. Lembro deste dia com tristeza até hoje.

O samba “Silêncio no Bexiga”, composto por ele, faz homenagem a outro sambista que partiu precocemente e deixou saudade.

Sobre Deolinda Madre, outra figura do samba paulista que partiu desta vida em 1995, pesquisei a biografia para o meu primeiro livro.

 

Chamada carinhosamente de Madrinha Eunice, fundou em 1937, a Escola de Samba Lavapés, a mais antiga e maior vencedora dos carnavais de São Paulo.

Entre os anos 1940 e 1950, conquistou dez títulos consecutivos. Depois a escola começou a encolher com o surgimento de outras agremiações, mas sobrevive embora nunca tenha colocado os pés no sambódromo do Anhembi.

 

A respeito de Carolina Maria de Jesus, autora de "Quarto de Despejo", quem me falou sobre ela foi o próprio Audálio Dantas que a entrevistou, em maio de 1958, para o jornal Folha da Noite.

Ao visitar o barraco em que vivia na Favela do Canindé, encontrou dezenas de cadernos com anotações e percebeu de imediato a força daqueles escritos para a matéria que iria redigir.

A repercussão foi tamanha que, posteriormente, os relatos se transformaram no livro best-seller, assinado pela autora e traduzido para 13 idiomas, além de adaptações para o teatro e a televisão.

Ao revisar os textos, Audálio Dantas apenas suprimiu para o livro, trechos considerados repetitivos e alterou a ortografia de algumas palavras para tornar a leitura mais palatável.

 

A respeito de Itamar Assumpção posso dizer que fui fã desse artista, pois compareci a vários de seus shows no Teatro Lira Paulistana, berço da cena alternativa musical que dominou São Paulo entre 1979 e 1985.

Em setembro de 2014, um dos fundadores do Lira, lançou o livro "Lira Paulistana - Um delírio de porão", onde é contada a trajetória do teatro que funcionou nos baixos de um edifício e de Itamar Assunção.

 

Do bicampeão olímpico Adhemar Ferreira da Silva, me lembro tê-lo entrevistado quando trabalhei na Rádio Capital.

Na ocasião ele se recusou a responder uma pergunta que fiz. Se era verdade que havia competido mesmo doente de tuberculose.

Confira os possíveis endereços das novas cinco estátuas:

1 – Carolina Maria de Jesus:  representando a escritora e autora de “Quarto de Despejo” e diversos outros livros.

Localização: Parque Linear Parelheiros

2 – Geraldo Filme: o músico e sambista

Localização: Praça David Raw, na Barra Funda, próximo ao antigo Largo da Banana.

3 – Adhemar Ferreira da Silva: atleta olímpico e tricampeão panamericano em salto triplo.

Localização: Canteiro central da Avenida Braz Leme.

4 – Deolinda Madre (Madrinha Eunice): sambista e administradora

Localização: Praça da Liberdade

5 – Itamar Assumpção: cantor, compositor e musicista

Localização: Ainda não definida.

Sugiro que seja na Praça Benedito Calixto, importante espaço cultural da cidade próximo ao antigo teatro Lira Paulistana.

Podem ainda acontecer outras alterações de endereços, pois ainda não há uma data definida para a inauguração dessas estátuas.

 

  • Fontes: https://guianegro.com.br/qual-sera-o-tamanho-das-cinco-novas-estatuas-negras-de-sao-paulo/
  • https://jornal.usp.br/cultura/carolina-maria-de-jesus-e-referencia-para-quem-contesta-o-poder/
  • https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2021/08/17/carolina-de-jesus-geraldo-filme-e-outras-personalidades-negras-irao-ganhar-estatuas-na-cidade-de-sp.ghtml

 

 

Eventos

Ana Renno

Enquete

Quem é o melhor jogador de futebol?

Newsletter

Receba nossas noticias e novidades direto no seu e-mail.