Quinta, 21 Outubro 2021

E Educação

TDAH - Falsa Doença

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Leon Eisenbeeg

Seis meses antes de morrer, em 2013, Leon Eisenberg, criador do conceito de TDAH - Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade -, negou a própria descoberta, avisando que o transtorno nunca existiu, sendo isso uma falsa doença (bit.ly/3A8d6Ae). Aquele psiquiatra logrou até mesmo a inclusão do pretenso transtorno no DSM (Manual de Doenças Mentais) de 1980.

Um dos motivos a levar Eisenberg a rever sua formulação foi a corrida por medicamentos que alegadamente curariam o problema, salvando alunos de sua falta de ânimo para os estudos, incluindo aqueles que apresentam a atitude sadia de rejeitar os ditames de uma escola absurda, que é a face com que se mostra hoje essa instituição em vários países. Obviamente, existe um problema de dispersão, de dificuldade de concentração nas tarefas, mas a grande culpa disso está no mau ensino, sem contar os apelos externos.

Muito antes de alguém desconfiar da existência do transtorno, eu louvava a hiperatividade como traço positivo das crianças. É lamentável que pais deem remédios aos filhos para apagar essa característica. Aliás, quem enlouquece é adulto, não criança, como bem observou o escritor Oswald de Andrade. Se o comportamento do filho está inadequado, o caminho é o aconselhamento, primeiro, com castigo - como o de cortar horas de "game" - depois, quando necessário.

Adultos com transtornos mentais podem chegar ao estágio em que os medicamentos se tornam indispensáveis. Agora, tratar crianças e pré-adolescentes com psicotrópicos é confissão de desespero. Não se sacrifique o cérebro da criança!

 

Cacildo Marques

(Cacildo Marques é professor aposentado, administrador formado pela USP, escritor, jornalista e músico. Reside na Vila Sônia, São Paulo – SP)

 

Eventos

Ana Renno
Curso de Teatro
Curso Ballet

Enquete

Quem é o melhor jogador de futebol?

Newsletter

Receba nossas noticias e novidades direto no seu e-mail.