Noel Paulino de Almeida,é natural de Carlópolis, uma cidadezinha do interior do Paraná.
Noel Paulino, contraiu matrimõnio com Maria de Lurdes Endres de Almeida (Mari), em 26/05/1973 na cidade de Palotina PR, dessa união nasceram seus três filhos: Kelly cristine, Kleber Paulino e Ricardo Leon. Noel Paulino foi criado no Rio de Janeiro onde se formou em radialismo.
Veio para Rondonópolis em novembro de 1976 como representante da Metalúrgica Artes Ferro Real. Quando a Metalúgica fehou, ele ficou aqui para cumprir os compromissos assumidos. Aqui ele conheceu o maestro Marinho Franco, o maestro, ficou sabendo que ele tocava clarinete, então o convidou para participar dos ensaios da banda, e foi através do maestro Marinho que ele conheceu os radialistas J.Barreto e Clóvis Roberto.
Noel trabalhou na pioneira Rádio Branniff e também na TV Manchete. Na Rádio Braniff, ele apresentou um programa sertanejo chamado “Rancho do Mané Feio” e também integrou a equipe esportiva daquela emissora.
Em 17 de abril de 1979 se transferiu para a Rádio Clube de Rondonópolis, que operava nas ondas tropicais em caráter experimental. Ele se orgulhava em dizer que foi o primeiro locutor da emissora, Nesse fase experimental da Rádio, ele conclamava os ouvintes a informar de onde estava sintonizando a emissora. “Entrem em contato conosco por carta ou telefone, queremos saber quantos somos e até onde vamos”.
Nos anos 80 ele foi o primeiro apresentador de televisão do interior a ter um programa televisivo na capital do estado.
Pelas mãos do Saudoso Noel Paulino passaram quase todos artista da cidade, Trio Araguaia, Trio Continental, e tantos outros, Teve a dupla “Bang e Bob”, que ganhou um festival comandado por ele no Canal 8 em Cuiabá, a dupla recebeu um carro zero quilômetro como prêmio.
Nessa época TVCA, estava fazendo uma campanha para arrecadar fundos para o tratamento de um garoto chamado Sandro Lúcio, que era portador de Leucemia, a imprensa do estado deu toda cobertura e o caso ficou muito conhecido. O cantor Manoel Rocha da Silva, que integrava a dupla Papagaio e Periquito, tinha se separado e estava tentando carreira solo. mas não havia escolhido um nome artístico. Noel disse em uma entrevista concedida ao jornalista Airton Lima, que não sabia quem deu a ideia para o cantor Manoel adotar o nome Sandro Lúcio, mas sei que foi por essa razão que ele adotou o nome. Sandro Lúcio, foi a principal estrela que passou por minhas mãos.
Sebastião de Assis também radialista e compadre do cantor Manoel,da dupla recém desfeita, empenhado em ajudar a escolher um nome que fosse popular e que agradasse a mídia e os fãs, sugeriu que ele adotase o nome Lúcio, no que, o cantor respondeu Sando Lúcio, (em homenagem ao garoto doente) e assim foi batizado o mais respeitado e conhecido cantor rondonopolitano
Noel Paulino trabalhou como Secretário de Imprensa da Câmara Municipal de Rondonópolis no ano de 1992, e também foi o apresentador oficial da Exposul por mais de 10 anos.
Trabalhou ainda por outros 10 anos na Slaviero, concessionária Ford em Rondonópolis. Em 2004 assumiu a gerência de educação para trânsito no Detran Mato Grosso e ficou responsável por 23 municípios. Ficando nessa funçãopor mais ou menos 11 anos.
Noel Paulino,fez escola no rádio rondonopolita,e deixou um imenso legado para a comunicação local, antes de cada comercial ele bradava “Vamos defender o leitinho das crianças e o mézinho do coroa” e finalizando os seus programas ele dizia “Se eu acordar amanhã Deus estará comigo, se eu não acordar é porque eu estarei com Ele” até amanhã gente boa da nossa terra”. Noel Paulino faleceu em 28 de janeiro de 2017.
Da redação
Fotos: Arquivo da família.