A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) está transformando o cenário da educação técnica em Mato Grosso com a criação de cinco novas Escolas Técnicas Estaduais (ETECs) em 2024, elevando o total de unidades de 12 para 17. Essa expansão tem como objetivo aumentar o número de vagas em cursos profissionalizantes de 4 mil para 7 mil, atendendo jovens e adultos que buscam qualificação para o mercado de trabalho.
Embora as 17 ETECs tivessem sido legalmente estabelecidas desde 2009, sua implementação completa só se concretizou agora. “Mato Grosso está experimentando uma nova era de educação profissional e tecnológica”, afirma Allan Kardec, secretário da Seciteci. Segundo ele, as novas escolas técnicas e a retomada de obras em oito municípios representam um marco para o estado. Em 2024, foram construídas escolas em Campo Verde e Matupá, enquanto as unidades de Sorriso e Juara estão quase concluídas, com previsão de inauguração no início de 2025, tudo isso com um investimento de R$ 100 milhões. Várzea Grande também receberá novos alunos em cooperação com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
As novas instalações contam com dois pavimentos, 11 laboratórios especializados, 12 salas de aula com capacidade para 1,5 mil estudantes distribuídos em três períodos, um auditório para 148 pessoas, além de biblioteca, refeitório, centro de convivência, ginásio coberto, área administrativa e estacionamento.
“O maior beneficiado é o povo de Mato Grosso, que ganhará mais oportunidades de qualificação, gerando emprego e renda”, destaca o secretário Allan Kardec. Ele também menciona a ampliação e reforma de dez laboratórios de informática ao longo de 2024.
As Escolas Técnicas oferecem gratuitamente cursos nas modalidades concomitante intercomplementar, concomitante e subsequentes, atendendo tanto estudantes do ensino médio como jovens e adultos já formados. Em 2025, as escolas estarão presentes nas cidades de Água Boa, Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Campo Verde, Cuiabá, Diamantino, Juara, Lucas do Rio Verde, Matupá, Poxoréu, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra e Várzea Grande.
Dimorvan Brescancim, secretário adjunto de Educação Profissional e Superior da Seciteci, explica que em 2024 foram oferecidos 19 cursos diferentes em 48 turmas, em parceria com a Seduc. Os cursos abrangem áreas como agropecuária, agricultura, agronegócio, algodão têxtil, agroindústria, energias renováveis, tecnologia da informação, automação, construção civil, saúde, gestão e negócios. Ele também sublinha que, até 2023, as aulas ocorriam majoritariamente à noite, mas agora, com novas parcerias, os espaços são utilizados durante todo o dia.
Para apoiar esse crescimento, a Seciteci iniciou um processo seletivo para contratar professores e técnicos educacionais, preenchendo 439 vagas. Essa ação visa atender alunos em todas as 17 cidades com ETECs, além de cursos em outras localidades.
Gostou das novidades sobre a educação profissional em Mato Grosso? Deixe sua opinião nos comentários!
Fonte da Matéria: secom.mt.gov.br