Governo federal não oferece vacina contra meningite B aos municípios

Cidade

A ausência da vacina contra meningite B na rede pública em Rondonópolis não é uma decisão municipal. Essa vacina não está sendo ofertada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Brasil por uma decisão do Ministério da Saúde.
Segundo a portaria publicada no Diário Oficial da União no dia 17 de abril de 2026 e com validade nacional, a ausência da vacina contra a meningite do tipo B na rede pública deve ser seguida por todo o Brasil, em todos os municípios, independentemente de qualquer decisão local.
A decisão segue recomendação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec), órgão federal responsável por avaliar quais vacinas e medicamentos entram no sistema público de saúde. O parecer técnico considerou que a vacina meningocócica B recombinante, conhecida como 4CMenB, não atendeu aos critérios mínimos exigidos para inclusão na rede pública neste momento.
Segundo o governo, embora o sorogrupo B seja o mais prevalente entre os casos de doença meningocócica no país, a incidência da doença não justifica, neste momento, uma vacinação universal diante do preço atual do imunizante.
O SUS oferta gratuitamente a vacina contra a meningite C, aplicada em bebês aos 3 e 5 meses de vida, e a vacina ACWY, aplicada como reforço preferencialmente aos 12 meses.
Além disso, a vacina pentavalente, que deve ser tomada aos 2, 4 e 6 meses, também oferece proteção contra a meningite.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *